O que há de errado em usar óculos afinal? Conheça a resposta do Dr. Bates!


O que há de errado com o uso de óculos? Porque motivo o Método Bates não os aconselha?

Conheça o que o Dr. Bates referiu sobre este assunto:

"Os óculos e as lentes geralmente são utilizados para neutralizar a má visão que vem quando os olhos desenvolvem um erro de refração. Se você acredita, como a maioria dos optometristas, que o erro refrativo é devido à hereditariedade ou a velhice, então, óculos parecem ser a única solução possível.

No Método Bates toda esta abordagem é considerada completamente ilógica. Como o aumento de anomalias da visão coincide com a crescente complexidade da sociedade e o seu distanciamento das experiências visuais do passado, limitando os fatores que causam má visão apenas à hereditariedade ou à velhice é um erro.

Os seres humanos são tanto filhos da natureza como qualquer outra espécie e o fato de que um grande número de pessoas precisa de usar equipamentos artificiais para ver é uma tragédia. A nossa cultura constantemente alimenta o sonho de que a correção rápida é a única solução, mas esquece-se de dizer que tratar a causa do problema é a escolha mais sábia.

Assim que os óculos são retirados o erro refrativo continua ainda lá, e se óculos são usados ​​de forma contínua, ao longo do tempo a má visão, geralmente, agrava. Essencialmente, o que os óculos fazem é bloquear os olhos no seu estado de refração e, a fim de ver através das suas lentes, você tem que manter a má visão que as lentes foram concebidas para corrigir.

Em última análise, é uma escolha de abordagem. Se as causas da baixa visão podem ser abordadas de uma forma significativa que o ajuda a entender-se a si mesmo, ajuda a sua visão e coloca-o em contato com a forma de usar bem os seus olhos, então não há nada certo acerca das lentes de maneira alguma."


W H Bates: Perfect Sight Without Glasses 1920 pg 85