Perguntas e Respostas sobre a Visão Natural


Pergunta de Carla Brito (recebida através da página de Facebook):
Tenho uma alta miopia, cerca de 11 dioptrias num olho e 8 dioptrias noutro olho. Gostaria de saber, até que ponto é possível corrigir esta miopia com este método, ou se isso só é possível para míopes com menos dioptrias?

Resposta de José Coelho:
O Método Bates é um sistema há muito tempo utilizado, e com resultados incríveis, para solucionar problemas de refracção da vista (seja qual for o número de dioptrias), como a miopia, hipermetropia, astigmatismo, etc.

Ele consiste, basicamente, num conjunto de exercícios oculares que devemos introduzir habitualmente na nossa rotina diária, destinados a promover o fortalecimento dos músculos do globo ocular para que eles cumpram a sua função correctamente.

Se praticar regularmente esta ginástica ocular, combinada com hábitos de alimentação saudável e uma atitude positiva perante a vida, a total capacidade de visão ser-lhe-á restituída.

Leia, por favor, o artigo de Nutrição.

Leia também o artigo sobre a Miopia.


Se quiser abandonar os seus óculos ou lentes de contacto de vez, necessita de praticar estes exercícios diariamente com empenho.

Inclua-os nas suas tarefas diárias, e, com o tempo, verá os resultados.

O Dr. Bates destacou também a importância de equilibrarmos as nossas emoções para podermos ver nitidamente. 

Segundo ele, nós vemos 90% pelo cérebro e apenas 10% pelos olhos.

Então, sendo um processo mental, há que mudar a nossa atitude de vida para não criar tensões oculares.

Há que ter uma atitude positiva perante a vida.

Eu recomendo muito, por exemplo, às pessoas que participam nos meus workshops, que pratiquem meditação, nem que seja durante 5 minutos no seu dia-a-dia.

Meditar acalma a mente e evita tensão ocular.

Resumindo, para começar a melhorar a sua visão, aconselho:

- Praticar diariamente exercícios oculares.
- Investir na alimentação saudável.
- Fazer meditação.
- Ter uma atitude positiva perante a vida.
- Passear. Caminhar ao ar livre.
- Beber muita água para hidratar os olhos.

Não parece ser muito difícil pois não?

★★★★★★★★★★★★

Pergunta de Filipa Ramalho (recebida através da página do Facebook):
Gostaria de saber se com este método é possível recuperar totalmente a visão ou se são apenas algumas melhorias?

Resposta de José Coelho:
Olá Filipa. Agradeço a sua mensagem. Respondendo à sua questão, o que lhe posso afirmar é que existem muitos testemunhos de pessoas ao longo de todo o mundo que recuperaram totalmente a sua visão com a ajuda do Método Bates. 

O autor do livro "A Arte de Ver" Aldous Huxley, por exemplo, recuperou totalmente a sua visão, o autor de "Melhore a sua Visão" Martin Brofman, também. Mas preciso de lhe chamar a atenção que o processo de recuperação da visão é diferente de pessoa para pessoa. 

O nosso corpo tem a capacidade de se auto-curar. Só que uns levam mais tempo que outros. Se a pessoa tiver suficiente motivação, persistência e fé no que está a fazer, logo logo vai sentindo melhorias e caminhando na direção de uma visão clara, libertando-se definitivamente dos óculos ou das lentes de contacto.

★★★★★★★★★★★★

Pergunta de Bernardette Neves (recebida através da página do Facebook):
Bom Dia! Ao visitar sua página resolvi fazer uma pergunta se puder me esclarecer agradeço de coração. Meu filho com 19 anos foi diagnosticado o ano passado com ceratocone num dos olhos e no outro ja tem vestígios também, ao qual lhe aconselharam umas lentes que são muito difíceis de suportar e muito caras ainda nem as comprei gostaria de saber se ele pode curar a vista naturalmente como fala nesta pagina..Muito obrigada pela atenção.


Resposta de José Coelho:
Olá Bernardette. Respondendo à sua questão: qualquer pessoa de qualquer idade, independentemente da sua condição visual, pode praticar estes exercícios. 

O Método Bates já ajudou milhares de pessoas em todo o mundo a melhorarem e a recuperarem a sua visão. Mas interessa salientar que é a própria pessoa que tem de fazer algo para isso. Será ela que terá de se auto-curar. Terá de ter motivação, persistência e vontade de aprender e pôr em prática diariamente estes exercícios de relaxamento. 

Ao aliviar a tensão, o stress e a ansiedade, que são grandes causadores da má visão, começará a ver progressos. 

Que corra tudo bem para o seu filho e para si também. Cumprimentos luminosos. José

★★★★★★★★★★★★

Pergunta de Sérgio M. (recebida por e-mail):
- Boa noite , O meu caso é o seguinte fui operado há 11 anos aos 2 olhos com miopia e astigmatismo, que como eram elevados foi necessário colocar lentes intra-oculares artisan e fazer um apequena correcção final com laser. Fiquei a ver 100% OD e quase %100 do OE no entanto passados 10 anos já preciso de correcção para miopia 1,5OD e 1OE. A questão que coloco é se é viável fazer exercicios tendo em conta que tenho lentes nos olhos?


Resposta de José Coelho:
Boa noite Sérgio. Agradeço a sua mensagem e interesse em me contactar.

Em relação à sua questão, e tendo em conta que todos os exercícios de visão natural que eu ensino baseados no Método Bates são para promover o relaxamento, a minha resposta é SIM pode fazer estes exercícios mesmo com lentes nos olhos.

O stress, a ansiedade, o olhar fixo, etc, são fatores que nos causam má visão e, tanto nos meus workshops como nas minhas consultas, o que mostro aos meus clientes é como poderão usar estes exercícios de forma regular para baixar os níveis de stress e ansiedade para melhorar a visão e até para atingir a cura no caso de sofrer de alguma doença.

Qualquer outra questão que me queira colocar, estou ao seu dispor.

José

Sérgio pergunta novamente:
Gostava de conseguir recuperar para os 100% porque vejo bem perto mas ao longe dão-me jeito os óculos, mas com eles vejo pior ao perto do que sem eles o que é desconfortável.
Acha que é possível recuperar tendo em conta que passo muito tempo ao computador e se sim como, que exercícios tenho de fazer?
Como posso certificar-me dos resultados? Cumprimentos, Sérgio

Resposta de José Coelho:
Boa noite Sérgio novamente.

Nesta sua mensagem o Sérgio tocou num ponto-chave que lhe está a causar má visão e citando-o "passo muito tempo ao computador". Repare, o mais recomendável é que faça uma pausa de 30 em 30 minutos, desvie o olhar do computador e faça 1 ou 2 exercícios nessa pausa. Outros factores que poderão estar a prejudicá-lo é a luz que ilumina o ambiente onde utiliza o computador. Quantas watts? Qual a distância entre si e o pc? E a postura sentado será a mais adequada? Depois existem outros factores indispensáveis para uma boa visão: será que bebe água suficiente? Come verduras suficientes? E finalmente....será que relaxa suficiente? Numa escala de 0 a 10 como classificaria os seus níveis de stress e ansiedade diariamente?

Bom, eu terei o maior prazer em atender o Sérgio numa sessão privada se quiser. Se não tiver essa disponibilidade, venha ao um dos meus workshops.

Para terminar, o Sérgio, e mais uma vez citando-o, escreveu "Como posso certificar-me dos resultados?". Essa é uma pergunta que o próprio Sérgio descobrirá quando iniciar a rotina de exercícios. Mais ninguém lhe poderá responder a isso. A única coisa que lhe posso garantir é que o Método Bates mudou a visão de milhares de pessoas desde que surgiu nos anos 20 nos EUA.

Tenha fé que vai conseguir. Só precisa de acreditar e ter motivação para isso. Se se empenhar nos exercícios vai ver que a sua visão começa logo a melhorar. Nada se consegue sem vontade e determinação, meu amigo.

Cumprimentos, José

★★★★★★★★★★★★



ENVIEM AS VOSSAS QUESTÕES PARA O E-MAIL: mimolhos@gmail.com