Escola primária chinesa instala barras de ferro nas mesas dos alunos como forma de prevenir a miopia

Como forma radical de impedir a crescente "epidemia" de miopia nos jovens chineses (segundo estudos recentes, mais de 90% da juventude urbana é míope), uma escola chinesa do ensino primário em Wuhan decidiu instalar barras de metal nas cerca de 35 secretarias de uma sala de aulas. 


Este projecto piloto, pouco ortodoxo, que foi posto à prova numa única turma de alunos da Escola Primária Zhanglin, foi delineado pelo seu director Zhang Jianming que pensou na melhor forma de prevenir a miopia em pré-adolescentes.


As barras de ferro de cor laranja instaladas nas mesas têm como função evitar que os alunos se aproximem demasiado dos seus livros didácticos, ficando a uma distância suficiente que proteja a sua visão, criando assim bons hábitos de leitura e de escrita. As barras deslocam-se para a frente e para trás, servindo também como apoio dos livros.


Desconhece-se qual a opinião dos alunos e dos seus encarregados de educação em relação ao sucesso desta medida preventiva da miopia. Por certo, penso que tamanha medida seria radical demais se fosse utilizada nas escolas europeias. Talvez, na minha sincera opinião, a única coisa boa deste projecto seja o reconhecimento de que as escolas são, em parte, responsáveis por aumentar a má visão dos jovens estudantes. No entanto, a sua implementação não deixa de ser ridícula e cómica, sendo horrivelmente triste ao mesmo tempo. Existem muitas outras formas de prevenir a miopia dos jovens.


Esta foto, por exemplo, mostra-nos como o palming é um excelente exercício pode ser usado numa sala de aula.

Fonte consultada para este artigo:
Daily Mail