Conheça os benefícios da Neuróbica para o seu cérebro

Já ouviu falar em Neuróbica? Também conhecida por Ginástica Cerebral ou Neurofitness, este é um sistema único de exercícios de treino para o cérebro que utiliza os nossos cinco sentidos físicos (o olfato, a visão, a audição, o tato e o paladar) e o nosso sentido emocional de formas completamente inesperadas e que nos encoraja a lidar com as nossa rotinas do quotidiano. Estes exercícios foram concebidos de forma a ajudar o nosso cérebro a fabricar os seus próprios nutrientes que fortalecem, preservam e aumentam as células cerebrais.

A Neuróbica foi criada pelo Dr. Lawrence C. Katz (1956-2005) um professor de neurobiologia do Centro de Medicina da Duke University, nos EUA e um dos autores do livro Mantenha o seu Cérebro Ativo, sendo que pode ser utilizada onde quisermos, a qualquer hora, de diversas maneiras, de forma entusiasta e divertida. O objetivo é sempre o mesmo: ajudar a estimular a nossa mente para ficar saudável, flexível e em forma.

A neuróbica ensina o cérebro a usar mais sentidos ao mesmo tempo, ao contrário dos jogos populares como puzzles, palavras cruzadas, sudoku, etc.

Experimente por si próprio(a) estes exercícios:

Pela manhã
Feche os olhos e tente fazer as seguintes tarefas: vista-se, tome um duche, movimente-se pela casa, encontre objetos.

Com apenas uma mão, tente fazer as seguintes tarefas: vista-se, aperte os atacadores dos sapatos.

Agora com a sua mão menos esquerda: abotoe uma camisa, lave os seus dentes.

No trabalho
Mude de sítio diversos objetos como papéis, pastas, o computador, etc.
Experimente ler ao contrário para fortalecer o lado direito do seu cérebro.
Escreva, use o rato do pc, digite um número no telefone usando apenas a sua mão esquerda.

Experimente este jogo:



Existem muitos outros exercícios que podemos praticar para estimular o nosso cérebro. O importante mesmo é mantê-lo vivo.

Divirta-se!