Próximo Workshop de Visã Natural brevemente. Fique atento(a)!

Artigo sobre Visão Natural

 Quando se fala em Visão Natural, é normal mencionar-se o nome de Dr. William Horatio Bates (1860-1931). Ele foi um oftalmologista norte-americano, percursor de ginástica ocular, que conseguiu fazer com que milhares de pessoas se libertassem dos seus óculos, resolvendo os seus problemas oculares, graças a um método que desenvolveu de tratamento holístico da visão, mais conhecido como Método Bates.

O Dr. Bates publicou pela primeira vez as suas descobertas nos Estados Unidos em 1919 no livro The Cure of Imperfect Sight by Treatment Without Glasses, desenvolvendo o seu método a partir daí. Este método, basicamente, visa fortalecer os músculos do globo ocular para que eles cumpram perfeitamente a sua função, trazendo como resultado a restituição da capacidade de visão.


Na altura, o Dr. Bates foi acusado de charlatão, chegando a ser perseguido pela comunidade médica, que não se fez de rogada em expulsá-lo do Conselho de Medicina Americana. Apesar da polémica, o Dr. Bates continuou as suas investigações, provando que inúmeras pessoas beneficiaram com o seu método com a cura e prevenção de inúmeras patologias que, à partida, pareciam incuráveis ou complicadas de se tratarem.

O Método Bates consiste, basicamente, em exercícios simples oculares, que devem ser praticados regularmente no nosso dia-a-dia. Este método proporciona uma melhoria substancial da visão, algo que nunca foi promovido pelo uso de óculos ou lentes de contacto.


Alguns dos exercícios básicos que o Dr. Bates nos ensinou e que se devem praticar sem óculos e sem lentes de contacto:


Palming (empalmar):
Sente-se à frente de uma mesa ou confortavelmente num sofá e apoie os cotovelos numa almofada grande. Sente-se com a coluna erecta e relaxe. Tape suavemente os seus olhos com as palmas das mãos em forma de concha e concentre-se na escuridão. A retina necessita dessa cor escura para se renovar. Quanto mais escuro estiver, maior o seu grau de relaxamento. Faça este exercício várias vezes durante 5 ou 10 minutos no seu dia-a-dia e sentirá a diferença de imediato.


Sunning (ensolar):
A luz do sol regenera os olhos. É uma luz poderosa e eficaz. Logo pela manhã ou ao fim do dia, abra a janela ou saia para um jardim ou para uma praia e posicione o seu corpo diante do sol com os olhos fechados. Vire devagar a sua cabeça de um lado para o outro e deixe os raios solares incidirem nos seus olhos em todos os ângulos. Agora, vire o corpo contra o sol, faça palming durante 1 ou 2 minutos e em seguida, volte-se novamente para o sol. Retire as mãos dos olhos, inspire e expire profundamente e vire a cabeça de um lado para o outro para deixar a luz solar energizar os seus olhos. É fundamental não abrir os olhos durante este exercício. Se fizer este exercício regularmente estará a contribuir para uma saúde ocular eficaz.


Shifting (ver com detalhe):
É importante fazer longas caminhadas, passeios e olhar detalhadamente para tudo o que o rodeia. Olhe para as árvores, para o campo, para o mar, para uma bela paisagem à sua volta, para os pássaros a voar. Faça "varreduras" com os seu solhos lentamente de forma a destacar imagens mais para longe e mais para perto. Olhe para as flores, pedras, aproxime-se delas e tente ver tudo com detalhe. Siga o movimento das nuvens, por exemplo. Este é um óptimo exercício para praticar a sua visão ao longe e ao perto.


Segundo o Dr. Bates, a capacidade de focar objectos não é proporcionada apenas pelo cristalino, como acreditam os oftalmologistas convencionais, mas também pela acção dos músculos, que determinam o formato e a posição de todo o globo ocular e, consequentemente, o cristalino.


A Ginástica Ocular é indicada a todos os problemas de refracção da vista (excepto em casos de degeneração, infecção ou lesões no globo ocular) e é muito eficaz na cura da miopia, astigmatismo, presbiopia (vista cansada) e hipermetropia. São exercícios aconselhados a qualquer pessoa, especialmente as crianças com problemas oculares.


A Visão Natural está muito desenvolvida na Europa em países como Espanha, Grã-Bretanha, Alemanha e Itália, onde existem associações de educadores visuais, que formam profissionais através do Método Bates.

Autor: José Coelho (Terapeuta Holístico, Formador e Professor de Visão Natural)