Leitura recomendada: Livro "Visão Consciente" de Roberto Kaplan

Roberto Kaplan é um fotógrafo sul-africano, cientista, xamã e escritor reconhecido internacionalmente, um intuitivo na área médica e um optometrista que está na linha da frente da saúde do século 21. É doutorado em optometria, tem mestrado em educação e é membro do conselho da Universidade de Optometristas no Desenvolvimento da Visão e da Universidade de Optometria Sintónica.  

"Sempre me senti fascinado pela idéia de que os olhos fornecem o acesso à alma. Mas existe outra dimensão de meu interesse, pois também sou um médico dos olhos. Uma vida inteira nesa profissão, examinando de perto literalmente milhares de olhos, me deu a oportunidade de explorar o que os meus olhos exprimem e o que eles podem nos ensinar sobre a nossa visão interior. Além disso, cheguei a entender como os olhos, sendo extensões do cérebro, podem nos dar insights (visões para dentro) sobre as percepções que formamos sobre a vida e o mundo ao redor." - Roberto Kaplan

Se os olhos são de fato as janelas da alma, há um significado muito mais profundo do que se poderia supor no surgimento de um problema como a miopia. Neste livro, Roberto Kaplan explica que a maneira como vemos é o fator mais determinante daquilo que vemos. Quando observamos os nossos olhos, além do diagnóstico de um problema, podemos usar os sintomas visuais como mensagens valiosas sobre nossa verdadeira natureza. Numa abordagem inspirada, prática e holística à saúde dos olhos, este livro fornece as ferramentas para que cada um de nós avalie o que está fazendo sua alma sofrer, reprograme seu estado de consciência e modifique radicalmente a percepção de sua vida.

"Em Visão Consciente, Roberto Kaplan fornece uma leitura suave e emocionante, profunda e instigante àqueles que buscam não só auxílios pouco convencionais para uma melhor visualização do nosso meio externo, mas, essencialmente, a conscienlização da Luz interior" - Paulo Tavolieri (médico oftalmologista)