Retiro: Encontro ao Natural com a sua Visão | 21 e 22 de Setembro 2013, Tocha




Retiro: Encontro ao Natural com a sua Visão
21 e 22 Setembro 2013 | Quinta da Fonte Quente, Tocha

Corpo-Olhos-Mente a relaxar,
em profundo contacto com a Natureza.


Todos os dias o nosso corpo comunica connosco de muitas formas.

Os nossos olhos não são excepção!

O modo como eles funcionam e as limitações que nós encontramos na nossa visão física são um reflexo e uma metáfora da nossa forma de olhar para nós, para os outros e para o mundo.

Quando relaxamos, e permitimos que a nossa consciência relaxe também e aprecie por inteiro da experiência que a Vida nos traz em cada instante, a clareza fica cada vez mais perceptível para todos os nossos sentidos.
A nossa proposta para este retiro foi a de que nos permitíssemos criar a disponibilidade para nos observar e olhar a fundo, e trabalhar activa e conscientemente formas de desfrutar e melhorar a nossa Visão, a todos os níveis.
Durante 2 dias mergulhámos dentro de nós, num sítio pleno de natureza e tranquilidade, com todo o espaço para respirar e simplesmente Sermos quem somos.
Agradecemos a presença fantástica de todos os participantes que desfrutaram connosco este local.
Um abraço,
Cristina Gomes e José Coelho

************
Onde se realizou?
A Quinta da Fonte Quente fica localizada na Tocha (concelho de Cantanhede) perto da Figueira da Foz. É um local verdadeiramente encantador, muito aprazível, pleno de verde de energia, onde se pode passear tranquilamente ao som dos pássaros e da brisa das árvores, apreciar a beleza da lagoa, das plantas, das pedras. As cores que aqui se misturam são vibrantes e resplandecentes.

Quando?
21 e 22 de Setembro 2013
Programa:
Sábado: 09h30 às 18h
Domingo: 10 às 17h30

  • A linguagem do corpo - Ligação corpo-mente-espírito
  • O que é a Visão Natural?
  • A visão como uma metáfora do nosso estado de consciência
  • As emoções por detrás dos problemas de visão
  • O processo de mudança e regresso à clareza
  • Relacionamento comigo e com os outros
  • Técnicas de relaxamento
  • O poder do pensamento
  • Exercícios para os olhos
  • Método Bates e os seus Três Princípios: Centralização, Movimento e Relaxamento.
  • Uso Correcto dos Óculos Terapêuticos Reticulados (Óculos Pin-Hole).
  • Como Ver Melhor sem Óculos nem Lentes de Contacto.
  • Melhorar Coordenação Olho-Mente-Corpo no Movimento.
  • Desenvolver Confiança em Si Mesmo e nos Seus Próprios Olhos.
  • Exercícios de meditação e escrita intuitiva
  • Definição de objectivos de mudança


Sobre os organizadores:
Cristina Gomes
Licenciada em Psicologia (pré-especialização em Psicologia Clínica e da Saúde) pela Universidade do Minho, desde 2003.
Em 2004 recebeu formação em Terapia Regressiva e Hipnose Clínica, ferramentas preciosas que incorpora na sua prática profissional, sempre que sentidas como necessárias.
Mais ou menos pela mesma altura foi a vez do Reiki Tradicional entrar no seu caminho, tendo sido desde então um aliado essencial nos processos de cura e transformação que acompanha e que vive, quer no seu percurso profissional como pessoal.
Após isso foi contactando e integrando outras ferramentas na sua prática, sempre e apenas quando reconhece o seu efeito real em si mesma.
Criadora e dinamizadora de diversos de Workshops Temáticos dentro da área do desenvolvimento pessoal, como "Ao encontro de mim e da Visão Natural: removendo obstáculos para uma visão clara", "A linguagem do Corpo", "Dissolvendo padrões: quando a história se repete", "Recomeços: Vida-Morte-Vida", "A minha mãe e Eu: encontrando o meu lugar", "Ao encontro da criança interior", "Relacionamentos: o outro como espelho", entre outros.
Praticante de yoga desde 2003, é uma apaixonada pelo corpo em todas as suas manifestações.
Vegetariana desde 2006, encontrou nesse estilo de vida uma forma de manifestar diariamente o profundo respeito e amor que sente pelos animais e pela mãe Natureza.
Adepta do simples e do natural, faz um trabalho diário no sentido de que a sua vida seja cada vez mais um reflexo daquilo que acredita e que sente como primordial.
Acredita que a vida é mágica, que tudo é um reflexo da forma como pensamos, e que a mudança do nosso mundo exterior e da nossa vida acontece quando começamos o processo de mudança interior, em direcção à melhor versão de nós mesmos.
Em 2012 vivenciou o seu próprio processo de melhoria de visão o que lhe permitiu abandonar os óculos que usava desde os 4 anos de idade e alcançar uma nova forma de ver o mundo, a si mesma e os outros.

José Coelho
Terapeuta holístico, formador e gestor de eventos (workshops, retiros, meditações, etc).

Nascido em 1969, com miopia e astigmatismo diagnosticados aos 10 anos de idade, tendo, mais tarde, passado por estudos e profissões que sempre exigiram muito dos seus olhos.
Trabalhou diariamente com computadores, e foi graças aos óculos pin-hole e aos exercícios que aprendeu e que pratica com regularidade há anos, que hoje já não sofre de tensão coular e tem uma graduação estável  e mantém a sua visão saudável, caminhando para a total recuperação natural da visão.
Em 2011 fundou o Projecto Mime os Seus Olhos . Este Projecto tem como missão principal a divulgação da Visão Natural ou Ginástica Ocular em Portugal, como excelente terapia natural da visão, seja através de palestras, cursos e workshops, etc.
Tem como missão transmitir todos os conhecimentos de visão natural às pessoas com transtornos da visão e não só, para que elas próprias, também, mudem os seus hábitos e aprendam a mimar os seus olhos. Porque, afinal...eles são o espelho da nossa alma.
Em Maio de 2011 organizou a vinda de Claudia Ramm Doman, educadora visual de origem alemã, radicada em Espanha, para dinamizar o primeiro Curso de Recuperação Natural da Visão em Portugal.
 
Em Abril de 2013 organizou a vinda de Maurizio Cagnoli, um conceituado educador visual italiano, Presidente da Associação Italiana para a Educação Visual, para dinamizar o seu primeiro Curso de Visão Natural e Método Bates
Mente sempre curiosa, ávida de conhecimento, livre pensador, amante da natureza e defensor dos animais.

Eu Vivo.

Eu Vivencio.

Eu Aprendo.

Eu Ensino.

Eu Partilho.

E aqui celebro convosco a minha alegria de viver e de querer aprender mais, para poder partilhar mais também.

Tudo é Energia!

E eu continuarei nesta Caminhada com o intuito de trazer Amor, Luz e Harmonia à minha e à vida de todo o Planeta Terra!

Namasté.



Venha dar “nas vistas” connosco”.
Desligue-se um pouco
do mundo lá fora
e venha passar este
fim-de-semana connosco e recarregue as suas baterias
de forma pura e sublime,
num ambiente saudável
de introspecção e
profundidade espiritual.

Esperamos por si.