As lágrimas são produzidas pelas glândulas lacrimais que se situam acima de cada um dos globos oculares. As glândulas segregam continuamente uma pequena quantidade de líquido lacrimal, o qual é distribuído pela superfície dos olhos através do pestanejar e drenado para o nariz.
As lágrimas formam uma película protectora que lubrifica o olho, expulsando pó ou qualquer tipo de sujidade. Estas contêm também um ingrediente antibacteriano. A produção de lágrimas aumenta quando se chora ou se o olho estiver irritado devido a uma partícula externa ou substância química.
Drenagem das lágrimas
As lágrimas são drenadas através dos canais lacrimais para o saco lacrimal e depois para o nariz via ducto nasalolacrimal.
Curiosidade
A expressão popular derramar lágrimas de crocodilo, usada para dizer que alguém chora sem razão ou por fingimento, surgiu de um facto real que acontece com os crocodilos. Quando o animal come uma presa, ele engole-a sem mastigar. Para isso, abre a mandíbula de tal forma que ela comprime a glândula lacrimal, localizada na base da órbita, o que faz com que os répteis lacrimejem.
Fontes consultadas para este artigo:
- DORLING KINDERSLEY - "Enciclopédia médica da família". Porto: Livraria Civilização Editora, 2001
- WIKIPEDIA: online - "Artigo sobre a lágrima" disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Lágrima>
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários são moderados. Qualquer comentário inadequado será apagado.