Como se produzem as lágrimas?


As lágrimas são produzidas pelas glândulas lacrimais que se situam acima de cada um dos globos oculares. As glândulas segregam continuamente uma pequena quantidade de líquido lacrimal, o qual é distribuído pela superfície dos olhos através do pestanejar e drenado para o nariz.

As lágrimas formam uma película protectora que lubrifica o olho, expulsando pó ou qualquer tipo de sujidade. Estas contêm também um ingrediente antibacteriano. A produção de lágrimas aumenta quando se chora ou se o olho estiver irritado devido a uma partícula externa ou substância química.

Drenagem das lágrimas
As lágrimas são drenadas através dos canais lacrimais para o saco lacrimal e depois para o nariz via ducto nasalolacrimal.

Curiosidade
A expressão popular derramar lágrimas de crocodilo, usada para dizer que alguém chora sem razão ou por fingimento, surgiu de um facto real que acontece com os crocodilos. Quando o animal come uma presa, ele engole-a sem mastigar. Para isso, abre a mandíbula de tal forma que ela comprime a glândula lacrimal, localizada na base da órbita, o que faz com que os répteis lacrimejem.

Fontes consultadas para este artigo:
- DORLING KINDERSLEY - "Enciclopédia médica da família". Porto: Livraria Civilização Editora, 2001
 - WIKIPEDIA: online - "Artigo sobre a lágrima" disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Lágrima>

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são moderados. Qualquer comentário inadequado será apagado.